O que é SEO?
Hoje vamos fala um pouco sobre métodos de aquisição de clientes. Especificamente SEO, onde por meio de palavras-chave, seu site capta clientes qualquer hora do dia.
Bruno Masi
1/10/20252 min ler


Já imaginou ver seu site aparecendo no topo da primeira página do Google quando alguém busca por um produto ou serviço relacionado ao seu negócio? Com a estratégia de SEO, isso é totalmente possível e no artigo abaixo vamos te dar um panorama de como essa estratégia funciona.
O que é SEO?
Do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas de otimização de textos que fazem com que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.
Quais os efeitos colaterais positivos de usar SEO no seu negócio?
Mais visibilidade: seu site será encontrado por mais pessoas e terá mais acessos;
Mais leads e vendas: quanto mais pessoas visitarem seu site, maiores as chances de converterem em clientes;
Autoridade: um site bem ranqueado no Google passa mais credibilidade e autoridade;
Conteúdo: incentiva você a criar conteúdo e escrever textos mais intencionais;
Maior conhecimento do seu nicho: quando mais você procura palavras-chave, mais assuntos descobre sobre seu nicho e consegue melhorar ainda mais seu serviço/produto.
Como funciona na prática?
Basicamente é um trabalho de redação, nosso objetivo é ser melhor posicionado no Google e vamos conseguir isso incluindo as melhores palavras-chave nos textos do nosso site.
O caminho é usar uma ferramenta como o Ubersuggest para entender os melhores termos do nosso nicho e inserir eles ao longo dos textos do nosso site, assim como inserir descrições nas imagens.
Uma boa forma de amplificar o resultado do SEO é investir na criação de um blog, com ele é possível criar muitos conteúdos e aparecer em ainda mais pesquisas no Google.
Uma curiosidade é que postagens do Instagram também aparecem no Google, por isso, não deixe de usar essas palavras também na legenda dos seus posts!
Tem como usar IA para isso?
Aqui estão alguns insights:
Transformar um post seu em artigo de post, assim você terá uma base para trabalhar (foi o que fiz neste artigo)
Escrever a introdução, conclusão ou algum argumento que esteja tendo dificuldade em elaborar
Avaliar seu texto e sugerir melhorias (nada adianta atrair leads se o conteúdo não está fluído)
Adicionar as palavras-chave que pesquisou aos textos do seu site
E quais as ferramentas devo usar na hora de executar minha estratégia de SEO?
Google search engine: Permite mensurar quais palavras-chave estão atraindo tráfego ao site
Ubersuggest by Neil Patel: Ferramenta gratuita do Instituto Neil Patel, ela é extremamente completa e mostra qual a popularidade de cada palavra-chave, dá sugestões e ainda permite análise de concorrência (imagine saber quais palavras-chave seu concorrente anda usando..)
Answer the public: Registra as principais perguntas feitas no google sobre um assunto, pode te ajudar tanto a encontrar palavras novas para usar como assuntos para seus conteúdos
Google Trends: Ajuda a entender o que está em alta nas pesquisas do Google, novas ondas para sua empresa surfar.
Blog: ter um blog ajuda a colocar conteúdos na internet e usar constantemente palavras chave novas e reforçar as mais importantes do nicho.
Quer mais? Veja abaixo assuntos similares
Copywriting
Tráfego Orgânico
SEO Marketing
Google Ads
Pesquisa de Mercado


